Dicas

Fixação e lavagem da seda - para aquarela de fixação a vapor indicada somente para seda 100% pura.
Após pintada, a seda pura deve ser vaporizada para que a tinta fixe na mesma. O método ensinado abaixo é o caseiro. Existe o método profissional onde até 30 metros de seda são colocados em uma estufa . Após a vaporização a seda deve ser lavada, para que todo o excesso de tinta saia completamente da peça. Após a vaporização a seda fica com brilho e maciez incomparáveis!
Corte um pedaço de papel kraft um pouco maior do que o tamanho da peça a ser fixada e amasse-o bem para que fique mais maleável.


Abra o papel sobre a mesa e
coloque a peça esticada sobre o mesmo. Enrole a seda “SECA” juntamente com o papel fazendo um canudo bem “fofo”.


Dobre as pontas do canudo
para dentro, fazendo um
pequeno pacote.




Embrulhe o pacote com outra
folha de papel kraft, para que o mesmo fique bem protegido.


Prenda o embrulho com um
pedaço de fita para embalagem ou durex.







Tome um caldeirão ou uma
panela grande e coloque dentro dele um vaso de barro com a boca virada para baixo. Em seguida coloque água na panela até quase a metade do vaso.



Coloque a panela no fogo e assim que a água ferver, apoie o pacote sobre o vaso. Observe que o pacote NÃO deve encostar nas paredes da panela, caso contrário molhará o papel.



Tampe a panela com um maço de jornal e sobre ele a tampa da panela. Deixe em fogo alto durante 1 hora no total (após 30 min. vire o pacote e deixe mais 30 min.), sempre de olho na água, repondo quando secar. O jornal não deve encostar no pacote.